Novembro Azul

Por novembro 7, 2019 Uncategorized

Novembro azul é uma campanha que visa a conscientização dos homens e das famílias sobre a importância da avaliação de rotina, a famosa medicina preventiva, a fim de diagnosticar o câncer de próstata o mais breve possível.

Você sabia que no Brasil em torno de 68 mil (2018) homens são diagnosticados com câncer de próstata por ano? É imprescindível o acompanhamento médico regular! Segundo dados do INCA, o câncer de próstata é a segunda doença que mais mata homens no país, perdendo apenas para o câncer de pele.

As maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, ou hereditário por pessoas com parentesco de primeiro grau, pai, irmão, filho.

No caso do diagnóstico positivo, não se desespere! A doença preocupa muito mais do que deveria. Quimioterapia, queda de cabelo e impotência sexual são os aspectos que tornam os homens tão resistentes ao tratamento, que se inicia no momento da biópsia de próstata até o tratamento em si, mas com o avanço da medicina, passar por essa doença se tornou uma tarefa suportável, uma vez que existem técnicas menos agressivas e mais eficazes de tratamento.

A Biópsia de próstata é o exame que confirma a suspeita de diagnóstico. Antes da cirurgia é feita uma ressonância de próstata e a cirurgia é feita com sedação. Embora seja um tabu, esse exame é extremamente necessário, por isso, fique tranquilo, pois ele lhe conferirá segurança para um diagnóstico mais preciso.

Entre as principais consequências dessa doença está a infertilidade masculina, infelizmente. São poucos os oncologistas que alertam os pacientes sobre a possibilidade de ficar estéril, temporariamente ou em definitivo, em função do tipo de câncer e dos tratamentos, como cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Graças aos avanços da medicina na área de reprodução assistida, os homens diagnosticados com câncer de próstata podem realizar o sonho da paternidade. A capacidade reprodutiva pode ser preservada por meio da retirada de sêmen para congelamento de espermatozoides antes do início do tratamento oncológico.
Fique atento à sua saúde durante o ano todo! Homem que é homem se cuida sem preconceito. Faça os exames preventivos e procure sempre um especialista ou médico de confiança.

Deixe um comentário