50% dos homens de meia idade sofrem de aumento de volume da próstata, sabia?

Por outubro 10, 2018 outubro 12th, 2019 Próstata

Saúde masculina é um tema bastante amplo, compreendendo desde a saúde sexual, com tratamentos cada vez mais eficazes para disfunção erétil e ejaculação precoce, até mesmo prevenção e tratamento de doenças urológicas frequentes, como cálculos renais, hiperplasia de próstata e câncer de próstata.
As doenças da próstata, por exemplo, são mais comuns em relação ao público masculino. Quem fala mais sobre o tema é o urologista Dr. Gabriel Barbosa Franco.
Segundo o especialista, as principais doenças da próstata são a hiperplasia da próstata benigna e o câncer de próstata. A hiperplasia é o aumento de volume da próstata como um todo, podendo gerar sintomas urinários diversos, como jato fraco, esforço miccional, ardência para urinar, urgência urinaria e aumento da frequência urinaria diurna e noturna.
“Ela acontece em mais de 50% dos homens a partir de 50 anos de idade, e na maior parte das vezes pode ser controlada com medicamentos. Em alguns casos mais importantes, poderá ser necessária uma cirurgia, que geralmente é feita endoscopicamente pela uretra com boa recuperação. Já o câncer de próstata é completamente diferente, se tratando geralmente de uma pequena área da próstata que sofre mutações e começa a se proliferar, sendo geralmente assintomático”, explica Dr. Gabriel.
Questionado sobre a incidência de câncer de próstata x idade, o especialista ressalta que a doença é mais frequente quanto maior a idade do paciente, tendo incidência maior ainda em pacientes de raça negra e/ou com histórico familiar positivo. Na maioria das vezes não causa sintoma algum, sendo diagnosticado após elevação dos níveis de PSA ou surgimento de nódulo no toque retal da próstata.
“Recentemente, o que se percebeu foi que os casos de câncer de próstata vêm tendo diagnósticos mais precoces, devido ao bom hábito dos homens de se cuidarem e manterem acompanhamento médico regular”, finaliza Dr. Gabriel.

Deixe um comentário